23/11/2012

Bioquímica alerta contra tentativa de adulterar exames

Adicionar cimento raspado da parede e misturar na urina antes de submeter a amostra ao exame. Esse é apenas um dos absurdos verificados pelo Laboratório Bioanálises, parceiro da Medset. O objetivo do paciente seria mostrar que está com pedras nos rins e obter atestado.

A bioquímica Jaqueline Darós, que é proprietária e responsável técnica, explica que esses casos são identificados, ou na hora ou depois que o teste é feito. Então, não adianta tentar adulterar o material para os exames. “O maior prejudicado é o trabalhador, que terá que efetuar nova coleta para novo exame”.

Ela ressalta que nem todos fazem “alterações” por mal. “Ocorre que, algumas vezes, a empresa avisa com antecedência sobre a realização da coleta de material para exame, mas o empregado vai para o trabalho e se esquece de seguir determinadas orientações. Quando chega a hora, para não decepcionar o patrão, ele adultera, colocando materiais (água, por exemplo) na urina, apenas para completar o volume necessário, e até mesmo não realizando o jejum recomendado”.

Para Jaqueline, essas situações mostram uma falta de entendimento sobre a importância dessas avaliações. “Fazer exames, além de importante para a empresa, é também para o empregado. Muitas pessoas estão fazendo seu primeiro exame na data de admissão e vários colaboradores já identificaram, por meio de testes solicitados pela legislação da saúde e da segurança do trabalhador, doenças que não sabiam que tinham, como diabetes, colesterol alto, tireóides e anemia, entre outras”.

O Laboratório Bioanálises existe há 22 anos, com excelente estrutura, o que inclui automação em diferentes áreas e profissionais capacitados. A atual matriz é em Araranguá e conta com filiais em Timbé do Sul, Forquilhinha e Maracajá. “Resultados rápidos e precisos, com qualidade. Esse é o nosso objetivo”.

Legenda da foto: Da direita para a esquerda, Gabriela, Jaqueline, Lindiana, Verônica, Cintia e Joelma. Equipe do Laboratório Bioanálises.

Nenhum comentário:

Postar um comentário