09/11/2009

Dar de beber para vítima de acidente é erro

Vítimas de acidente geralmente ficam com a boca seca. Segundo a socorrista Roberta Gerhardt, isso ocorre porque o cérebro percebe que o corpo está a perder líquido e manda sinais para que a pessoa faça a devida reposição.

No entanto, dar de beber para a vítima é uma atitude equivocada. “O socorro vai apenas molhar um algodão ou uma gaze esterilizada e colocar nos lábios. Ou ainda procurar tirar a atenção do acidentado, conversar com ele, até a condução para o hospital”, explica.

Em local adequado, o ferido vai receber soro, o que resolverá o problema. Esse alerta é necessário porque muitos leigos atendem ao pedido da vítima. Isso pode causar graves consequências. “Oferecem refrigerante, suco de caixinha, até cerveja”, diz Roberta.

A socorrista afirma que bebidas alcoólicas são dadas porque as pessoas acreditam que isso vai, de certa forma, “anestesiar” o ferido, o que poderia atenuar a dor. No entanto, essa crença não tem fundamento. “Quando ingerimos algo, o sistema circulatório trabalha com mais velocidade. Isso quer dizer que o acidentado vai perder ainda mais sangue”, orienta.

À medida que não se ingere nada, a tendência é que o organismo ganhe estabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário