05/07/2009

Dicas de segurança no trânsito

A realização da 1ª Corrida por Gravidade trouxe à tona as discussões sobre trânsito e segurança.
O técnico em segurança do trabalho Luciano de Oliveira, diretor da Medset, elenca duas dicas para quem quer dirigir com segurança. Confira:

Trânsito: abra bem o retrovisor
Os motoristas, geralmente, viram o retrovisor para ver a lateral do carro ou, ainda, para enxergar o meio fio. No entanto, esse comportamento é equivocado. O certo é virar ao máximo para fora, a ponto de poder observar outros veículos.
O retrovisor em um ângulo fechado gera o que se chama de ponto cego, como destaca o técnico: "Assim, não há como ver uma moto a um metro de distância".
Oliveira explica que, quando se efetua uma manobra com o retrovisor bem aberto, o motorista tem um ângulo de visão maior, o que facilita bastante.

Trânsito: estacione sempre de ré
Estacionar sempre de ré é recomendável porque, desta forma, o motorista tem uma visão total do ambiente. Não importa, neste caso, se a pessoa está nervosa, calma ou estressada porque vai enxergar bem o local.
Quando se estaciona de frente, por outro lado, o nível de estresse aumenta na hora de sair. O motorista gasta um determinado tempo para entrar no carro e dar a partida. A situação atrás do veículo, pode mudar enquanto isso. Uma criança pode circular por ali, entre outras possibilidades perigosas. A dificuldade aumenta se o clima está chuvoso ou nublado, por exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário